Prefeitura de Joinville lança edital para ampliar videomonitoramento com reconhecimento facial e inteligência artificial

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Projeto prevê investimento estimado de quase R$ 122 milhões e pode chegar a até 8 mil câmeras integradas ao programa Joinville Sempre Alerta

A Prefeitura de Joinville publicou edital para a contratação de empresa especializada em serviços de videomonitoramento com uso de câmeras dotadas de reconhecimento facial e recursos de inteligência artificial. O projeto prevê a ampliação do programa Joinville Sempre Alerta e tem valor estimado de quase R$ 122 milhões.

O serviço a ser contratado inclui sistemas gerenciais de operação que possibilitem integração com outras plataformas da administração municipal, além do fornecimento de estrutura, equipamentos e mão de obra necessários para a implantação e manutenção do sistema. O processo licitatório está na fase de esclarecimentos, período em que as empresas interessadas podem tirar dúvidas e encaminhar questionamentos. A data limite para o cadastro das propostas e o início da sessão pública está marcada para o dia 16 de janeiro, às 8h30.

De acordo com o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo, o projeto de videomonitoramento contempla a análise de características, leitura de placas de veículos e reconhecimento facial, com a instalação de câmeras em prédios públicos e em postes distribuídos pela cidade. “Qualquer pessoa que entre em uma unidade da Prefeitura vai passar por uma câmera de reconhecimento facial”, explica.

O edital prevê a possibilidade de instalação de até 8 mil câmeras, conforme a necessidade e o crescimento urbano. Na primeira etapa, serão implantadas 3.650 câmeras, sendo cerca de 3 mil em vias públicas, todas com inteligência artificial e reconhecimento facial. Outras 350 unidades serão destinadas a prédios públicos, como escolas e unidades de saúde.

O projeto também inclui a instalação de até 200 câmeras do tipo LPR (Leitura de Placas de Veículos), que permitirão a criação de um “cinturão digital” nas entradas e saídas do município. “Todo veículo que entrar ou sair de Joinville vai passar por uma câmera dessa”, destaca o secretário. Além disso, estão previstas 55 câmeras speed dome, capazes de captar imagens em 360 graus e realizar aproximações a longa distância, tecnologia que ficará à disposição das forças de segurança.

Paralelamente, a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública finaliza a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO), que funcionará na sede da pasta. A central será responsável por gerenciar todos os sistemas integrados de monitoramento. “Já somos uma das cidades mais seguras do país e a tendência, com essa nova tecnologia, é sermos ainda mais seguros”, afirma Rigo.

O projeto foi desenvolvido com base em experiências bem-sucedidas de outras cidades, como São Paulo, que opera o sistema Smart Sampa. Segundo o secretário, na capital paulista o uso de reconhecimento facial resulta, em média, em oito a nove prisões diárias. “Quando a imagem de alguém com pendências na Justiça é cadastrada, o sistema identifica automaticamente essa pessoa ao passar por uma câmera”, explica.

Atualmente, Joinville conta com 2.068 câmeras de monitoramento em operação. Com a ampliação, além da segurança pública, outras áreas da administração municipal também serão beneficiadas, como Educação, Saúde, Infraestrutura, Companhia Águas de Joinville e Defesa Civil. “Os pontos de alagamento, por exemplo, poderão ser detectados pelas câmeras e as informações chegarão diretamente à nossa Central”, ressalta Rigo. A proposta prevê ainda o compartilhamento das imagens com outras forças de segurança, reforçando a atuação integrada no município.

Departamento de Trânsito de Joinville orienta sobre novas regras para circulação de ciclomotores Anterior

Departamento de Trânsito de Joinville orienta sobre novas regras para circulação de ciclomotores

Guarda Municipal conduz três pessoas à delegacia por pichação no Parque da Cidade Próximo

Guarda Municipal conduz três pessoas à delegacia por pichação no Parque da Cidade

Deixe seu comentário